quinta-feira, julho 15, 2004

::: MINHA PILHA É ALCALINA! :::
Alex Franulovic da Costa


Fui ver o filme do Cazuza ontem... que obra! Realmente pirei, me emocionei pacas!
Não vou entrar na discussão comum sobre o filme em si, sobre a pessoa do Cazuza ou sobre suas músicas e as do Barão, cada um tem um gosto e não quero que ninguém concorde comigo. O fato é que eu saí do cinema bem diferente do que entrei e isso sim, seria bom que acontecesse com todos! Foi como assistir a uma aula ducaraio na faculdade, daquelas que te abrem a mente e te fazem quase que imediatamente a olhar pro mundo com olhos arregalados, olhos que antes da aula estavam cobertos por cortinas! O mesmo pode acontecer ao lermos um livro, escutar uma música ou assistir um filme: clareia tudo! Considero bom pra caraio tudo aquilo que é capaz de transformar alguém e é disso que estou falando!
"Meus heróis morreram de overdose" - que frase!!! Mas que "overdose" seria essa?!? Jim Morrison, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Renato Russo, Cazuza e Cássia Eller por exemplo, cada um morreu por um motivo, cada um no seu contexto, mas considero que a overdose que de fato os matou foi a overdose de vida!!! Meus heróis são os mesmos do Cazuza e antes que alguém me venha com o velho - "mas essa gente louca não presta", já mando a mesma resposta que Cazuza deu ao seu pai, um respeitado empresário que criticava as amizades prazeirosas do filho/poeta - "e quem é que presta nessa vida?!?". Meu heróis são (eram) cheios de vida e pouco se importam com a "boa conduta social", afinal de contas essa tal conduta serve mais é pra criar os "inimigos que estão no poder" e isso é assunto pra uma outra hora...
Mas toda essa overdose de vida, levou os jovens heróis à morte... será essa a moral da história?!? Será que a história precisa sempre de moral?!? Será que sempre tem que acabar assim?!?
O amor impetuoso pela vida, o amor ao amor, as "paixões desenfreadas" parecem sempre levar pra uma espécie de acerto de contas, onde esse amor exagerado é pago com o preço da própria vida... Os antigos poetas românticos, o Werther de Goethe, todos se foram e todos tão jovens! Meus heróis morreram de overdose!!!
Já cantou também Lobão - "Decadance, é melhor viver 10 anos a 1000, do que 1000 anos a 10"! Tudo isso me leva a comparar nossas vidas a meras pilhas, com uma quantidade fixa de energia pra ser "gasta" conforme o livre arbítrio de cada um.
Estou disposto a viver como meus heróis, intensamente, cheio de amor, mas não quero que minha pilha se gaste rapidamente como a deles, porque realmente amo a vida da mesma maneira que eles amavam e quero continuar aqui, vivendo!!!! Assim como o Zorba de Nikos Kazantzakis, ouso dizer que "um homem como eu deveria viver mil anos!"
Será que meus heróis estavam usando pilhas comuns?!? Por isso se foram?!?
Talvez... então é melhor aprender com eles e trocar de pilha: MINHA PILHA É ALCALINA!!!
- 30/06/2004 -

Nenhum comentário: